Post by luis on Aug 22, 2020 0:14:50 GMT -5
Duprat Cast: Dia 5 de Novembro de 1952. Os londrinos amanheciam e sentiam o ar gelado entrando por suas janelas. Um grande nevoeiro baixou pela cidade, de forma que as pessoas não conseguiam olhar uma para as outras. Quando contamos esse fato histórico, as pessoas costumam pensar sobre a poluição que dominou Londres (graças as fogueiras e motores que produziam calor pra suportar o frio ou pensam nas ruas desertas, assustadoras. O que ninguém pensa é em como o número de suicídios aumentou. Estar trancafiado em casa, agoniado por não ver o que está na ponta dos nossos narizes, tirou a vida de milhares de pessoas. Voltamos pra 2020, onde passamos por algo parecido. Trancados, sem ter pra onde correr, com uma depressão assolando um mundo. Diferente de 1952, hoje sabemos discutir isso, sabemos falar sobre uma coisa muito importante: a saúde mental. E é sobre ela que vamos debater no capítulo de hoje. Mas eu não posso fazer isso sozinho, e pra me ajudar nessa conversa, chamei Kwan, Sun-hi, Abby e Namwon, que juntos fazem a banda Golden Castles. Ok, vamos nos apresentar um de cada vez (risos). E aí, Kwan?
Kwan: Oi galera, oi pessoal do Duprat Cast. Valeu mesmo por receber a gente. Eu lembro que quando o convite chegou no meu email e eu enviei pro Namwon ele começou a gritar pela casa inteira (risos). Atualmente a gente não tá morando junto por conta da pandemia mas não vemos a hora de nos encontrar de novo e fazer um som bem legal.
Duprat Cast: Opa, com certeza. Olha, eu nunca achei que onze músicas iriam me viciar tanto (risos). Hm, Sun-hi, cê tá aí?
Sun-hi: Boa noite pessoal, muito obrigada por nos receberem com tanta hospitalidade. Tenho certeza que vai ser uma noite incrível.
Duprat Cast: Fala com a gente, Abby!
Abby: É... oi? Valeu mesmo aqui pelo podcast, eu adoro falar dessas coisas.
Duprat Cast: E por ultimo mas não menos importante, Namwon! Você tá aí?
Namwon: Ah, com certeza. Olha vocês me perdoem se tiver algum barulho esquisito no fundo, mas na minha rua tá tendo lavagem daqueles fiscais de covid-19 e esses jatos são mega barulhentos. A propósito eu sou super fã do podcast de vocês eu ouvia terapeuticamente antes de começar a usar remédios. Mas acabei curtindo e ouço até hoje. E sim Kwan, bem lembrado (risos) eu tive uma crise. Eu não sou muito de ouvir podcasts mas esse foi um muito especial na minha vida e vi que quando justamente vocês convidaram a banda eu surtei. Nós nunca demos uma entrevista antes na verdade.
Duprat Cast: Relaxa, ok? Isso aqui tá mais pra uma conversa, na verdade vocês que são as celebridades pra mim e eu tô me controlando pra isso não virar uma série de perguntas chatas que todo artista ouve. Quer dizer, vocês vão ouvir mas eu não quero ser o cara chato que faz essas perguntas. Eu fiz esse convite porque vocês lançaram seu primeiro álbum, o Something is Missing, que se encaixa muito nesse tema que eu já vinha planejando pra falar aqui no podcast a bastante tempo. Vocês falam de saúde mental, mais especificamente depressão, e falam da queda até a recuperação.
Sun-hi: Bem, todos nós aqui da banda tivemos nossa história, passamos por várias coisas, e nossas histórias só tinham duas coisas em comum: a imigração (risos) e a depressão. Ela assolou a gente nos nossos piores momentos e por coincidência nos conhecemos bem aí. E então nos ajudamos, nos recuperamos e bem, estamos aqui.
Kwan: Concordo Sun-hi, mas eu acho importante destacar uma coisa: depressão é uma coisa que embora tenha recuperação, ela meio que vive ali, sabe? Você nunca sabe se ela pode voltar um dia. Uma das minhas artistas favoritas, aliás se Plastique Condessa estiver ouvindo isso saiba que eu te amo (risos), disse que o outono sempre volta. Isso vive na gente.
Namwon: Mas não é engraçado como o otimismo mascara isso? Digo, mudar a perceptiva de encarar a vida?
Duprat Cast: Eu vi uma galera falando aqui pelas redes que otimismo não passa de uma mentira. Que mentimos pra nós mesmos pra essa ignorarmos essa depressão da gente. O que vocês acham?
Abby: Hm, oi... O microfone tava desligado. Enfim, hmm... todo mundo aqui já passou por depressão e na recuperação teve essa visão né, que otimismo é uma merda e tals. Mas assim, eu acredito que a galera vive muito num 8 ou 80. Nem tudo é sobre sofrer o tempo todo ou ser super contente. Tá tudo bem ser humano e se permitir sentir tudo. Aliás foi bem foda debater isso no álbum porque enquanto a gente falava, mais a gente se descobria e descobria mais o que sentíamos em relação a isso.
Kwan: Nossa, sim! E não só a gente, né? Eu acredito que qualquer pessoa que ouça e tenha essa conexão com nosso projeto se sinta assim.
Duprat Cast: Eu me senti assim, tipo, mesmo. Eu nunca tive depressão mas essa sensação de recuperação pós fim do poço engloba tanta coisa né? É realmente muito talento. Sem dizer todo aquele esquema da sonoridade.
Sun-hi: Ah, com certeza. Assim que a gente montou a banda nós chegamos a conclusão que não queríamos nos prender a um só tipo de rock e que podíamos nos experimentar em tudo, afinal seriam poucos os que realmente iriam nos ouvir. E bem, é verdade né? Talvez com esse podcast a gente tenha um alcance maior (risos).
Namwon: Eu amo essa liberdade e faço muita questão dela. Se um dia formos contratados por alguma gravadora, liberdade artística vai ser nossa única exigência. Gostamos de criar, sentir o rock e experimentar. Tipo, ok eu preciso dar esse spoiler: Durante essa quarentena nós preparamos um EP, cada um da sua própria casa e juntamos tudo e tá tão bacana. Uma sonoridade assim mais futurista.
Kwan: A gente só não quer que uma coisa atropele a outra. Tipo, tá tudo la guardadinho na gaveta mas queremos respeitar esse momento do Something is Missing e tentar popularizar mesmo porque a gente sente que é um assunto meio importante e devia ser ouvido. Saúde mental é importante demais.
Abby: As pessoas ignoram como a saúde mental pode tirar e acabar com vidas.
Duprat Cast: Vocês passaram uma mensagem tão bonita. É, virou entrevista (risos). Mas nós vamos terminando por aqui. Muito obrigado mesmo por essa participação fantástica aqui no Drupat Cast.
Namwon: Ouçam nosso álbum Something is Missing disponível em todas as plataformas digitais de streaming. E nosso single “Ocean of Tears” também!
Sun-hi: Não sei se posso falar, mas tudo bem: em breve, o nosso primeiro clipe! Muito obrigada pessoal!
Druprat Cast: E esse foi o Duprat Cast! Tchau tchau e até a próxima!