Post by andrewschaefer on Apr 12, 2021 23:25:33 GMT -5
PLANET RAVEN #07 - "APOKALYPSE! LYRICS"
O sétimo episódio da série de vídeos para o YouTube Planet Raven foi ao ar. Esses vídeos têm o intuito de divulgar o grupo RAVEN e as suas integrantes. Nesse episódio, Alice, Jisook e Seoyeon, que participaram ativamente da composição lírica de seu debut single, APOKALYPSE!, comentam aspectos da letra e como foi o processo criativo, promovendo assim a música.
- Olá, pessoal! Aqui é a Alice
- Oi, tudo bem? Sou a Jisook.
- E eu sou a Seoyeon e nós somos do grupo RAVEN.
- Recentemente, a gente lançou o nosso single de estreia, APOKALYPSE!. Eu espero que vocês já tenham ouvido e gostado.
- E se não ouviram, façam isso agora, pois está muito bom.
- Caso não saibam, nós três participamos da composição de APOKALYPSE!
- Podemos começar explicando o básico. APOKALYPSE! é uma música que fala sobre suprimir os seus sentimentos, nesse caso, especificamente, sentimentos de raiva. Em um determinado momento, não conseguimos mais contê-los e acabamos explodindo e destruindo tudo ao nosso redor. Essa explosão causou o apocalipse, e é assim que começa a história do RAVEN.
Let's destroy
APOKALYPSE!
Raise your hands and enjoy
The final eclipse
I said destroy
Better believe me
It's over for you (ohh)
Apocalypse
- A gente começa a música com o refrão. Vamos destruir, APOKALYPSE!. Acho interessante ressaltar que esse primeiro "APOKALYPSE" é como o nome da música, escrito com K, diferentemente da palavra inglesa, Apocalypse, que é com C. Isso é uma estilização do nome para mudar a pronúncia, assim o final é /lipsê/ e não /lips/ como é normalmente.
- Por isso também rima com "Better believe me" logo ali embaixo. Nós usamos Apocalypse no final do refrão como é escrita normalmente para rimar com eclipse.
- Eu gostaria de chamar a atenção para esse verso "Raise your hands and enjoy the final eclipse". O último eclipse significa que a escuridão vai dominar e nunca mais veremos a luz de novo. Acho que isso pode ser melhor explicado pelo que vem em seguida.
For the light we're shadow, darkness make you blind
For the peace, we're chaos; for the day, we are night
You may escape from one but you can’t cope with five
Run away if you wanna make it through alive
- Esses versos eu quem escrevi. Trabalhei com palavras de significado oposto como luz e sombra, paz e caos, dia e noite, como se fôssemos a oposição a tudo o que é considerado bom ou positivo. Quando digo que para a luz, somos a sombra, é uma referência direta ao eclipse final do refrão. Em um eclipse, a sombra da Lua é projetada na Terra, assim impedindo a luz do Sol de alcançar a superfície. É dessa escuridão que estamos falando.
- Gosto quando você fala "You may escape from one but you can't cope with five".
- Ah, estou referenciando ao conceito de cavaleiros do apocalipse. Você pode escapar da guerra, fome, peste, mas não vai conseguir lidar com nós cinco, incluindo a morte.
Look at the sky, look at the sky, look at the above
Ready to fight, ready to fight, it remains no love
- Esses versos são muito bons. Eu quem canto. Ao olhar para o céu, você vê o eclipse, então você vê a escuridão e isso te domina. Você fica pronto para lutar e não sobra nenhum amor no seu coração.
- É como se você estivesse possuído pelos sentimentos de raiva.
- Isso mesmo.
I got hate and I’m on fire, stare into my eyes
I’m done with the cynicism, I’m done with all the lies
- Estou cansada do cinismo. Sim. Acho que devemos concordar que todas as pessoas têm as suas emoções e que elas precisam ser liberadas às vezes, não é? Então porque eu não posso? Esse é o cinismo vindo das pessoas que me enche de ódio.
- A Moon Yeun-unnie combinou muito bem com essa parte.
Been told to behave
To take all these feelings to my grave
They tried to make me shut up, think before you say
Not in a pacific way, yeah
- E aqui prosseguimos com aquilo de que eu estava falando. Desse cinismo porque as pessoas te mandam calar a boca e levar os seus sentimentos ruins para o túmulo, mas muitas vezes essas repreensões acontecem de forma agressiva. Se eles podem explodir, por que eu não?
The countdown, the countdown, yeah
Ten to zero, the antihero, to the ground, yeah
Prepare to crash, it comes like a short fuse bomb
Gonna break all the atoms
- Acho esses versos bem legais. Quando você tá muito irritado, as pessoas falam para contar até dez para controlar a raiva, mas aqui é literalmente o contrário, é uma contagem regressiva de dez a zero para você liberar toda a sua raiva. Também falamos de bomba de pavio curto que é uma outra referência a isso, ou seja, que explode rápido.
- Acho interessante destacar sobre nos chamarmos de anti-heroínas, que são personagens que não são heróis e nem vilões. Acho que todos nós somos um pouco assim, temos uma parte boa e uma parte ruim.
Let's destroy
APOKALYPSE!
The final eclipse
I said destroy
Better believe me
It's over for you (ohh)
Apocalypse
- E vamos de refrão de novo!
Finally paying for all of your sins
The burning under my skin screams: “Destroy it!”
Better believe me, it’s over for you (ohh)
APOKALYPSE!
- Que pecados são esses?, vocês podem se perguntar. É sobre o cinismo que eu estava falando aqui, novamente. Sobre as pessoas poderem expressar a sua raiva e falar que outras não podem.
A weird magic force
But it’s not divine
Fear a thunderstorm
I’m about to cry
- A voz calma e profunda da Kim Hwa ficou ótima depois desse refrão agitado, não é? Bem, esses versos resgatam o que já dissemos. Uma estranha força mágica que não é divina, ou seja, ela não é do bem. Mas isso não significa também que seja maligna. Assim como a Seoyeon falou, nós temos um lado bom e um lado ruim, sempre.
- É curioso esse "I'm about to cry", porque pode parecer não fazer muito sentido, mas chorar também é uma forma de expressar sentimentos de raiva, as pessoas podem chorar por raiva. Por isso cantamos "Fear a thunderstorm". Essa tempestade seria com as lágrimas que estamos prestes a derramar.
Higher than heaven muffled by hellish shouts
Wanna hear the noise we make so loud
- Ah, e os trovões seriam os gritos de fúria. Esqueci de mencionar isso.
- Isso, por isso nesse verso fala sobre esse barulho alto, mas esses gritos infernais abafam o paraíso, que seria um estado de paz. É como se estivéssemos completamente possuídas pelo caos e fúria.
When everything seems cold, the heat I can’t hold
How can I be a good girl living in such a mad world?
I shouldn’t contain bad feelings, set them free when it’s time
It’s better to let it explode, let it blow, don’t try to hide
- O calor ao qual me refiro é novamente a raiva que não consigo conter. Assim como eu falo logo em seguida, eu não deveria conter sentimentos negativos, então é melhor liberá-los.
- Nem sempre é melhor.
- Sim, mas para APOKALYPSE! liberar toda a raiva acumulada é tudo o que importa agora. Quando o mundo parece estar insano, eu não consigo simplesmente ser uma boa garota, eu também posso e preciso me expressar negativamente às vezes.
Guess the rules are wrong
‘Cause I tend to find myself alone
But I feel relieved to know there’s an end
Watching impatiently the clock hands, yeah
- É como a Alice disse. Nem sempre é o melhor. E apesar de ainda não ser o momento para falar sobre isso, aqui já falamos um pouco. Essas regras que seguimos estão erradas porque sempre acabamos sozinhas após uma explosão de raiva. Ou seja, ficamos sozinhas após o apocalipse. Mas tudo tem um fim, certo? Até a solidão.
- Com certeza. Haha.
The countdown, the countdown, yeah
Ten to zero, the antihero, to the ground, yeah
Prepare to crash, it comes like a short fuse bomb
Gonna break all the atoms
(Ooh) Let's destroy
APOKALYPSE!
The final eclipse (Final eclipse)
I said destroy
Better believe me (Destroy)
It's over for you (ohh)
Apocalypse
- E aqui vamos de refrão de novo. Alice, você tá muito quieta, tô achando estranho...
- Eu? Hahaha, apenas ouvindo o que vocês estão falando e evitando comentar muito para não revelar mais do que eu posso, hahaha.
- A Alice-unnie sabe muita coisa sobre o futuro do grupo, mas nunca conta nada!
- É tudo incerto, como vocês sabem... Não esquentem a cabeça com isso, vamos continuar ouvindo a música.
Wake up so you can meet the shade (shade)
As the rays leave and the dark invades, destroy it
APOKALYPSE! (yeah)
- Essa letra talvez até soe repetitiva pois aqui estamos de novo falando sobre escuridão, mas quero que entendam que APOKALYPSE! é uma música completamente tomada por emoções, como vocês sabem, emoções de raiva. Então chega a ser meio irracional às vezes mesmo.
- Ninguém pensa em falar bonito quando se está um ataque de raiva, só queremos destruir tudo mesmo. No caso do RAVEN, trazer também a escuridão.
- Provavelmente vamos conseguir nos desenrolar melhor quando comentarmos sobre o clipe, não é?
(Ooh) The inner feeling of anger comes out
(Ooh) That’s what I am here to sing about
(Ooh) The inner feeling of anger comes out (Ahh)
(Ooh) That’s what I am here to sing about
(A total blackout, yeah)
- Eu amo tanto esse bridge! É tão calmo, um ótimo contraste com o refrão que veio antes e que vai vim logo em seguida.
- Essa parte é uma das minhas preferidas da música e cantar ela foi muito bom, principalmente porque estava acompanhada dos vocais de fundo de todas nós do grupo.
- Acho legal essa espécie de metalinguagem em "é sobre isso que eu estou aqui para cantar". É como se estivéssemos nos comunicando diretamente com os nossos ouvintes e eu confesso que chego arrepiar nessa parte.
Let's destroy
APOKALYPSE! (Oh)
The final eclipse (Yeah yeah yeah yeah)
I said destroy
Better believe me
It's over for you (ohh)
Apocalypse
(APOKALYPSE!)
- Ah, esses high notes do último refrão são tão bons.
- Mas são seus!
- Sim, eu sei, por isso tão bons!
Finally paying for all of your sins (Ooh)
The burning under my skin screams: “Destroy it!” (Ooh yeah)
APOKALYPSE!
- E aqui terminamos de destruir tudo.
- Ah, já acabou? Haha, foi muito legal poder ouvir e comentar tudo aqui. Espero que agora a música tenha ficado um pouco clara, apesar de eu já achar bastante.
- Nós definitivamente deveríamos fazer isso mais vezes, não é? Comentar as letras das nossas próximas músicas.
- Sim, vamos! Eu adorei!
- Para mim que sempre escrevo meus raps, foi muito bom ter a chance de falar um pouco sobre eles.
- Participar da composição das coisas que nós vamos cantar é realmente um privilégio, me sinto mais viva, como se eu cantasse com mais convicção.
- Sim, é exatamente isso! Sinto o mesmo!
- Bem, acho que é só isso que temos para falar hoje. Muito obrigada por terem assistido, pessoal. Esperem mais notícias do RAVEN e mais episódios do Planet Raven, ainda temos tanta coisa para falar sobre esse debut, hahaha!
- Já estamos preparando mais episódios para vocês e alguns deles vão sair ainda essa semana, então fiquem bem ligados!
- Siga o RAVEN nas redes sociais para não perder nenhum episódio, por favor. Vai ser um mês bem ocupado pra gente.
- No mais, é isso. Muito obrigada novamente!
- Stream APOKALYPSE! Bye, bye~