Post by jonata on Oct 2, 2020 15:39:31 GMT -5
Alessia Capuccini, que agora está atendendo pelo seu nome artístico de Catherine Valentinova em sua carreira musical, já apareceu aqui nessa revista em outras ocasiões; sendo atriz e diretora, a artista que já tem um currículo invejável que inclui uma indicação ao Oscar e outra indicação ao Emmy Awards, a dona do aclamado “125 Days of Snow” agora entrou em sua carreira musical.
Segundo a mesma, a história de seu novo alterego Catherine Valentinova vai funcionar de uma forma diferente da forma que funciona seus filmes; a artista não segue uma ordem cronológica na história da artista burlesca. Em entrevistas antes mesmo de lnçar o seu single de estreia, Perfect Dancer, ela já falava que “a história de Catherine terá diversos saltos e regressos temporais, porque cada um dos tópicos que for tratar nos projetos de Catherine são tópicos específicos que não são necessários uma história baseada cronologicamente para que aconteça”, disse a mesma para a revista Time pouco antes de anunciar o seu novo single.
Mas quem é Catherine Valentinova? Que informações nós temos sobre essa cantora burlesca? Qual o futuro da carreira de Alessia? Hoje, nós iremos entrevistar Alessia, fora de seu alterego para nos dar algumas informações sobre essa nova era.
Primeiramente, Alessia, você está hoje com trinta e quatro anos e já dirigiu muitos filmes para alguém da sua idade, é uma diretora totalmente respeitada na indústria do cinema e tudo mais. Por que, de repente, você resolveu mudar de ideia e assumir outro contexto artístico para a sua carreira?
Eu acredito que seja porque eu não sou uma pessoa que se contenta em ficar fazendo a mesma coisa o tempo inteiro. Quanto aos filmes que eu dirigia, e até os que eu ainda vou dirigir porque estou encarando tudo isso mais como uma “pausa” da minha carreira no cinema, eu tenho que dizer que eu já estava esgotada artisticamente com toda aquela atmosfera, e estava tendo um bloqueio criativo enorme. Eu não conseguia pensar em como continuar a minha carreira de uma forma que fosse inovadora pra eu me sentir bem, então eu tive a ideia da Catherine, e me pareceu genial.
Porém, eu queria dar mais vida para a personagem que eu achava que como um filme ela não teria, então decidi seguir em frente com a ideia de fazer esse personagem mas comigo realmente assumindo o personagem para mim. Em todos os lugares que eu for, em todas as entrevistas, em tudo, eu não estarei mais sendo a Alessia. Eu estarei sendo, como pessoa pública, sempre a Catherine Valentinova, e tudo que eu fizer na minha carreira musical vai ser sob a personalidade de Catherine.
E você não tem medo de, nessa atuação quase que vinte e quatro horas por dia, você acabe se perdendo em que é o personagem e quem é a real Alessia?
Não, eu não tenho medo não, pra falar a verdade... Acho inclusive que eu sou bem capaz de passar por isso. A Catherine é uma pessoa totalmente diferente da Alessia, a Catherine é extremamente dramática, ela é melancólica, soturna, e eu não sou nada disso. Vai ser algo difícil moldar a minha personalidade pública para ser a Catherine, mas eu estou encarando toda essa experiência mais como um desafio instigante.
Até porque quando eu não estiver sendo uma pessoa pública, quando eu estiver por exemplo com meus amigos ou com qualquer pessoa da minha vida íntima no geral, eu vou continuar sendo a Alessia de sempre. Mas, para vocês da mídia, para paparazzis e tudo mais, a Alessia vai sumir, e eu realmente não quero mais que ninguém que me entreviste me chame pelo meu nome real até eu acabar com essa história.
Aliás, sobre essa história, você já tem alguma média de quantos atos terá? Quero dizer, quando eu digo atos eu digo quantos álbuns e EPs você vai lançar sob o nome de Catherine Valentinova ou isso ainda é incerto?
É incerto sim, eu não tenho uma certeza de quantos projetos serão necessários para contar a história de uma forma satisfatória. Quer dizer, eu não estou fazendo isso aleatoriamente, eu tenho roteiro tudo pronto só não sei como eu vou organizar a história. Mas eu consigo confirmar que pelo menos quatro projetos intercalando entre álbuns completos e EPs terão. Acho que isso é o mínimo.
Agora falando sobre a sua carreira como atriz e diretora, como foi a sensação de estar indicada ao Oscar esse ano? Foi a sua primeira indicação em seus dez anos de carreira, você sentiu finalmente estar sendo reconhecida?
Sim, apesar de já ter filmes bem avaliados, a indicação ao Oscar significou que eu finalmente tinha atingido um nível que eu nunca tinha chegado antes. Por mais que eu não tenha ganhado, mesmo meu filme tendo sendo o favorito em diversas revistas, na verdade na maioria delas, e ainda assim eu perder pra Meryl Streep em melhor atriz, eu sou profundamente agradecida pela academia por ter me dado essa oportunidade pelo menos uma vez na vida.
E como é essa experiência nova de atuar, ser diretora, cantora, compositora, enfim de fazer quase tudo em seu trabalho novo?
Olha, está sendo uma experiência muito interessante. Eu estou me experimentando cada vez mais sendo a Catherine. Eu já comecei a produção de um álbum completo dela, e eu estou muito empolgada para tudo porque eu tenho certeza que vai ser perfeito! Eu sei trabalhar muito bem sozinha, na verdade, eu acho que, para mim, é muito melhor do que trabalhar em grupo. Ter o controle de mais ou menos 90% do projeto deixando apenas a produção para a Dark Bae, tem sido algo incrível para mim e para a minha criatividade.
E você entrou na indústria musical nos últimos tempos, deve ter ficado sabendo de algumas brigas que ocorreram publicamente no Twitter envolvendo vários artistas. Você assiste tudo de longe, como se sente estando nesse meio artístico cheio de farpas e discussões? Qual sua opinião sobre as brigas?
Eu acho completamente deselegante, eu acho que eu nunca me prestaria ao papel de brigar assim, de forma pública, sabe? Todo mundo vendo você se descabelando por causa de coisas banais, para mim isso é se rebaixar a um nível degradante. Eu vi a briga no Twitter e pensei “coitadas dessas mulheres, espero que um dia elas se toquem a vergonha que estão passando”. Tipo, você nunca vai me ver brigando assim que nem elas brigam, com xingamentos tão baixos que parecem garotos brigando na quinta série, não sei, eu não me sinto confortável fazendo essas coisas e acredito que só pelo fato de eu me policiar perante a minha classe eu estou me mantendo na indústria até hoje, mesmo após dez anos na indústria do entretenimento.
Aliás, qual a sua opinião sobre a indústria musical de uma forma geral? Por exemplo, você traz uma estética dos anos quarenta, qual a sua opinião sobre gêneros musicais mais modernos?
Hahaha não é porque eu sou uma mulher que prefere músicas mais antigas que eu não respeite a música moderna, eu inclusive amo alguns artistas que estão na indústrias hoje, como aquele álbum da Reiko, o Glorious, que foi um dos meus preferidos por muito tempo. Óbvio que tem algumas coisas que eu não gosto, tipo a maioria daquelas músicas que estão em alta nos dias de hoje, como é que chamam mesmo? Ah sim, trap music. Isso eu odeio mesmo e não tem quem me faça gostar.
E recentemente você também anunciou que tem estado na gestão artística da Cloud Music Records e isso tem te gerado certas reclamações. O que você tem a dizer sobre todas as acusações que tem sido feitas sobre você desviar dinheiro da gravadora para financiar os seus próprios clipes?
Olha não é bem isso que estão falando de mim não... Eu não desvio dinheiro, eu distribuo direitinho para que cada um possa ter seu clipe e treinar a sua criatividade mesmo tendo pouco, e dá certo, já que eles conseguem fazer clipes lindos mesmo tendo sido gravados em um galpão ou coisa assim. O que eles e toda a indústria chamam de corrupção, eu chamo de investimento artístico, pois você pode ver que enquanto eles se esforçam para fazer um ótimo clipe tendo pouco orçamento, eles estão sim evoluindo e quando eu perceber que eles finalmente estão ótimos produtores de conteúdo, eu com toda certeza investirei mais dinheiro nos artistas da Cloud! É um conceito experimental, eu já sabia desde o início que nem todos iriam entender.
E como você gostaria de finalizar esta entrevista?
Pedindo para todos darem stream no meu novo single, Perfect Dancer, que infelizmente não teve divulgação semana passada mas com certeza essa semana terá hahaha!
E essa foi Alessia... Queremos dizer, Catherine. Agora nos resta esperar para seu novo EP, que será lançado dia 23 de outubro.