Post by andrewschaefer on Oct 6, 2020 22:19:39 GMT -5
Para divulgar o seu mais recente single, Blue Heart, a cantora e compositora romena Agatha Melina foi ao programa de televisão britânico The Graham Norton Show. A artista concedeu uma entrevista na qual explicou um pouco sobre o conceito da música e ainda aproveitou para comentar sobre o lyric video que havia sido lançado na semana passada e dar algumas informações sobre o seu terceiro álbum de estúdio. Ela encerrou a passagem pelo programa com uma bela performance de Blue Heart.
Graham: Hoje estamos recebendo uma artista talentosíssima que iniciou há pouco tempo a sua nova era. Por favor, aplausos para Agatha Melina!
Agatha: Olá! Muito obrigada pela oportunidade de estar aqui hoje.
Graham: Nós é quem agradecemos a sua presença. E então, como tem passado?
Agatha: Surpreendentemente bem. Eu fiquei bastante feliz com a boa recepção que o meu novo single teve, eu acho que foi o ponto alto da minha semana e isso me deixou bastante animada com o meu trabalho.
Graham: Mas essa é uma ótima notícia! Então, mas antes de falarmos dessa tal boa recepção, precisamos deixar os nossos telespectadores a par do que está acontecendo, né? Você começou a sua nova era recentemente, pode nos falar um pouco mais sobre isso?
Agatha: Claro. Bem, no final do mês passado, há cerca de duas semanas, acredito, eu fiz o lançamento de Blue Heart, que é o lead single do meu terceiro álbum de estúdio.
Graham: Como é essa Blue Heart? É sobre o que?
Agatha: Como eu deixo bem explícito nos primeiros versos da música, é sobre viver em um mundo preto e branco e decidir pintá-lo de azul, sendo azul uma alusão à tristeza.
Graham: A gente sabe que os seus dois últimos álbuns foram em preto e branco, tanto o Chaos quanto o Violence, é alguma referência a isso?
Agatha: Ah, sim. O Chaos era extremamente sombrio, fruto de uma mente em um estado deplorável, falava explicitamente de alguns assuntos bastante pesados como suicídio. Apesar de ter sido algo que eu vivenciei, experiências minhas traduzidas em diversas metáforas, eu sou obrigada a confessar que não estava lidando com aquilo da melhor forma. Eu achava que era melhor deixar o mundo sem cores. Quanto ao Violence, foi quase um impulso de raiva e tristeza contra a humanidade quando eu parei pra pensar sobre como o mundo estava errado. Começou só com críticas a como não cuidamos do meio ambiente até coisas mais pesadas e eu abordei as coisas de uma forma muito pesada também. Eu quero me livrar de todo esse peso das eras anteriores, entende? Por isso eu estou deixando o preto e branco para pintar o meu mundo de azul. E Blue Heart fala justamente sobre essa transição, assim como o meu próximo álbum de estúdio fala sobre isso. Diferentemente do Chaos, agora eu estou me permitindo sentir as coisas para não acabar de um jeito pior, sinto que finalmente posso fechar os meus olhos e deixar uma lágrima derramar sem medo. É sobre isso que eu canto na música.
Graham: Realmente profundo. E quanto à sonoridade?
Agatha: Ah, eu optei por um metal sinfônico bem leve em comparação com as minhas outras músicas que tinham um peso natural. Eu quis trazer algo mais leve justamente para dar essa sensação de liberdade, vulnerabilidade, sensibilidade... Me entende?
Graham: Podemos esperar mais dessa sonoridade no álbum então?
Agatha: Entre tantos estilos de rock e metal que eu experimentei durante o Violence, eu preciso confessar que o metal sinfônico foi o que eu mais gostei, então eu quis fazer mais uma música com esse ritmo, sim, mas não pensem que será um álbum de metal sinfônico. Como vocês sabem, eu costumo ser bastante versátil quando se trata de gênero musical, eu literalmente fiz um EP de country há alguns meses. Bem, o metal sinfônico estará presente no álbum, mas não será inteiramente disso. Eu realmente não quero dar mutios detalhes sobre por enquanto, mas fiquem com essa informação.
Graham: Ótimo! Tenho certeza de que vai servir para os seus fãs ficarem eufóricos! Haha! Bem, então vamos falar da boa recepção que você disse que teve. Como foi isso?
Agatha: Foi incrível. Alguns artistas vieram me parabenizar e disseram que foi o meu auge como compositora, a melhor música que eu já tinha feito. E eu fiquei extremamente honrosa porque artistas realmente talentosos vieram me dizer isso. E depois que eu lancei, eu só fui percebendo cada vez mais como eu gostava daquela música, principalmente quando eu expliquei a letra para o Genius. Eu fiquei ainda mais apaixonada pela minha criação. Além disso, Blue Heart recebeu a nota 9,8 da Pitchfork essa semana e foi considerada a Best New Track. Apesar de essa gratificação já ser um pouco comum pra mim, deixando a modéstia de lado, eu acho que nunca fiquei tão feliz antes com uma Best New Track antes. Nem quando meu debut single foi eleita a Best New Track. Sem contar que foi a maior nota que eu já obtive e acho que uma das maiores notas da história também. É realmente maravilhoso ver que as pessoas gostaram do que você fez. É uma das primeiras vezes que eu não fico desanimada com uma música que eu lanço depois de lançar e eu pretendo aproveitar bem isso.
Graham: Caramba! É realmente incrível que tenha sido tão importante para você a esse ponto, fico muito feliz por você. Mas sobre essa última parte, acho que vou discordar. Não desanimou nenhuma vez? Tinha visto alguns tweets em que você mencionou cancelar o álbum... Aconteceu algo?
Agatha: Não aconteceu... ainda. Mas está acontecendo e vai acontecer. Eu não quero falar muito sobre porque é um assunto extremamente delicado, mas eu meio que já superei essas questões após conversar com alguns artistas amigos. E esclarecendo, eu não estava desanimada com o álbum, eu estava desanimada em ter que lançá-lo, é bem diferente. Mas não é mais uma preocupação, visto que eu decidi só seguir o fluxo, fazer o meu trabalho e lançar a minha arte. Está tudo sob controle, o AM3 vai sair sim! E muito em breve!
Graham: Em breve quando? Já tem alguma data?
Agatha: Olha que apressado come cru. Tudo tem sua hora. O meu espírito de geminiana tá gritando aqui para poder revelar tudo, mas eu não posso. Eu quero de verdade que as coisas sejam reveladas no momento certo.
Graham: Perfeitamente compreensível. Vamos parar de falar do que vai ser lançado, então, e vamos falar do que já foi! O lyric video que você postou na semana passada, horas depois do lançamento do single!
Agatha: Você assistiu? Haha, eu adoro aquele lyric video. Ele conta a história do álbum de uma maneira bem sucinta através de várias metáforas bem definidas. Quando o álbum sair, a primeira coisa que eu vou fazer é uma recapitulação desse vídeo para explicar as cenas em detalhes, mas por enquanto eu me abstenho disso e prefiro deixar que os fãs teorizem a vontade como será o dsico, haha. Bom que gera algum buzz.
Graham: Mas então do que você pode falar?
Agatha: Bem, o lyric video foi roteirizado por mim e contratei um desenhista para fazer toda a arte. Para quem não viu, é um vídeo animado. O protagonista desse vídeo é um passarinho azul, como vocês já devem imaginar, um passarinho triste, já que associo a cor azul à tristeza em tudo nessa era, haha. O vídeo conta toda a história de vida desse pássaro, desde o seu nascimento até a sua morte. Ele não nasce nas melhores condições: cai do ninho e ninguém vai resgatá-lo, então ele precisa aprender a voar sozinho. Além disso, ele é renegado por outros passarinhos azuis, ficando sozinho. Então tem aquela linda cena em que ele sobrevoa um rio sob a luz do luar e fica encarando o seu reflexo. Acho uma cena muito linda e cheia de significado. Por fim, o Sol nasce e o céu fica azul. Esse passarinho persegue os raios de Sol até morrer em um lindo campo de flores azuis.
Graham: Flores tristes, você diria?
Agatha: Bem, pode ser, afinal estão presenciando a morte de um passarinho, né? Quem fica feliz vendo um passarinho morrer?
Graham: Hum... Não foi isso que eu quis dizer, você sabe, tem mais significado aí né?
Agatha: Pode ser que tenha, mas se tiver, acredite, não vai ser agora que eu vou contar. Por enquanto estou divulgando Blue Heart, nada de materiais futuros!
Graham: Muito bem... Pois então prossiga falando sobre o vídeo.
Agatha: Eu considero um vídeo muito triste. O passarinho já começou a sua vida com dando errado e dali pra frente tudo deu errado também, ele não conseguiu encontrar uma parceira e acabou morrendo sozinho. Apesar de parecer lindo sob uma rápida olhada, com uma análise cuidados é um vídeo extremamente melancólico. Mas veja pelo lado bom: olhe o quanto o pássaro batalhou para chegar onde chegou, para viver toda uma vida, mesmo com todas as condições contra ele. Quando ele morre, é um descanso.
Graham: Compreendo. Devo admitir que quando vi pela primeira vez, achei muito lindo, mas agora com tudo o que você está falando, é realmente triste. Afinal, a música é sobre tristeza, e como você disse, o lyric video conta toda a história do álbum, que é sobre poder se sentir triste, então faz muito sentido que o vídeo seja mais triste. Quando eu chegar em casa, vou ver de novo só para reparar essas coisas e poder assistir com uma nova perspectiva.
Agatha: Faça isso. Garanto que ficará muito melhor.
Graham: Aliás, você recentemente fez um tweet em suas redes sociais confirmando um clipe oficial para Blue Heart para a próxima semana!
Agatha: Ah, sim. O vídeo finalmente terminou de ser editado e agora eu só estou vendo com a minha gravadora e os meus produtores o melhor dia para lançá-lo. Será um dia importante.
Graham: E o que você quer dizer com importante?
Agatha: Ah, isso vocês descobrirão quando o clipe sair, mas eu recomendo muito vocês verem ele até o final, hehe. Não vão se arrepender.
Graham: Uma coisa interessante que eu percebi: geralmente você não demora muito para lançar um clipe após lançar a música e este vai sair somente no meio da terceira semana de lançamento. Na maioria das vezes é no máximo na segunda. Tem algum motivo especial para isso ou é simplesmente por causa da edição que ainda não havia sido finalizada? Haha.
Agatha: Um pouco dos dois, haha. A edição realmente não estava finalizada até ontem, mas nós finalmente concluímos. E eu poderia lançar ainda nessa semana ou na sexta-feira, no começo da terceira semana, mas não é a melhor decisão. Tem sim um motivo especial para o lançamento ser no meio da próxima semana e está diretamente relacionado com a surpresa que vocês vão ter no final do clipe. Eu garanto que será uma surpresa muito boa, então se eu fosse vocês, não perderia por nada a estreia do clipe no YouTube!
Graham: Pode deixar que eu vou ser o primeiro a definir lembrete, haha! Bem, tem mais alguma coisa que você gostaria de declarar, Agatha?
Agatha: O que eu posso dizer? Blue Heart já está disponível em todas as plataformas digitais como Spotify e Deezer, galera. Além disso vocês podem comprar o single pelo ITunes. Ah, e não se esqueçam do lyric video que estávamos falando nesse instante que já está disponível no YouTube para que vocês possam assistir. Espero mesmo que gostem dessa música, ela é muito importante pra mim e representa muito na minha vida e na minha carreira. É isso, tenham uma boa noite!
Graham: Para encerrar nosso programa, você poderia cantar Blue Heart pra gente rapidinho?
Agatha: Claro, canto sim.
Então Agatha se levanta, pega o microfone e faz uma rápida performance Blue Heart. O telão mostrava imagens do lyric video enquanto luzes e ventiladores ligados no palco simulavam o efeito da capa do single, iluminando o rosto da cantora e soprando seus cabelos, tudo isso lindamente combinado com o vestido branco que ela estava usando que contrastou perfeitamente com todos os outros elementos do palco. Após terminar de cantar, ela é aplaudida pela plateia e se despede de todos, inclusive de Graham Norton, mais uma vez agradecendo pela oportunidade de participar do programa.