Post by luis on Oct 17, 2020 14:45:58 GMT -5
A HBO exibiu um comercial mais longo que o comum (com uns cinco minutos), para divulgar o short-film de ENIGMA, debut-single da cantora e produtora Venus Delano. No comercial em formato de documentário, Venus conta como foi o processo de criação e os conceitos utilizados no filme. Ela também explica algumas coisas que não ficaram muito óbvias no filme. O comercial foi exibido apenas nos canais HBO, feito pra Europa. Em outros continentes, porém, o comercial foi dublado, mas não é passado com a mesma frequência, normalmente entre intervalos de filmes e séries.
Venus Delano: Quando eu resolvi começar ENIGMA, eu estava fazendo um tipo de retrospectiva do meu casamento. Eu chamei o Max e, depois de mais de 10 anos juntos, perguntei "como nos conhecemos, amor?". Nos divertimos muito com a história, mas eu reparei que havia muitos elementos do passado, que hoje não existem mais. Visitamos lojas que já não existem mais, vivemos coisas que a geração atual nem faz ideia de como deve ser. E isso me fez refletir: como meus filhos vão conhecer seus amores? Foi quando entrei nessa pesquisa, me coloquei no lugar deles e aí vi coisas de hoje em dia. Aplicativos de relacionamento, encontros as cegas, redes sociais. Tudo isso são coisas que eu quero abordar no meu projeto e já dei entrada agora no filme de ENIGMA.
Então a câmera passa a filmar a cena do acidente de carro, mostrando os bastidores. Estava frio no dia da filmagem, todos estavam de casaco, inclusive Venus. O homem com cubo branco na cabeça estava sentado, lendo um script (não sei como por causa do cubo tampando a cabeça mas ok vey).
Catherine Valentinova (Indicada ao Oscar): Quando Venus chegou com tantas ideias pra mim, eu sinceramente levei um susto! Eram tantos conceitos que resolvi dividir em três atos, como os premiados filmes que dirigi, é claro. Dividimos em início, meio e fim, e nos dedicamos em cada um dos atos. Demoramos cerca de dois meses em cada.
Venus Delano: O vídeo começa com eu no meio de uma estrada agitada, e os carros parecem não me ver, me contornam, até que um carro para na minha frente e eu entro. Assim de cara eu quis simbolizar a solidão e a carência, que andam de mãos juntas, né? São as características que fazem qualquer mulher cair na rede de um desconhecido na internet. Eu estava ali, as pessoas passavam por mim, e pareciam não me ver. Até que alguém enfim me viu. Deu pra entender?
Filmam um pouco mais dos bastidores, onde Venus e o homem gargalham bastante, junto com Catherine. Ao fundo, a equipe trabalho duro pra montagem de cenário do próximo ato: a festa.
Venus Delano: Então, a cena da intro que meio que chocou o pessoal (risos). A gente precisa entender o contexto pra então entender o acidente. O carro estava indo rápido, sozinho na estrada, simbolizando o relacionamento cego e acelerado. Se torna uma coisa isolada, tão rápida, que não vemos nada ao nosso redor. E então, a batida. Aquele choque de que essa é a realidade, de que toda ação tem sua consequência. Só eu voo do carro, e ele continua ali. Acho que fica explícito a mensagem de como eu sou a pessoa que me machuca, justamente por querer correr demais, enquanto ele segue intacto. Então as pessoas me veem, fotografam, e vão embora. Isso fala por si só.
Catherine Valentinova: Queríamos que tudo ali fosse real. Obviamente usamos uma dublê e o carro tinha um vidro falso. Também haviam colchões no chão, pra que a dublê pudesse cair em segurança. O impacto entre os carros foi real. Pra toda a realidade envolvida ali, foram cerca de 40 câmeras, filmando cada ângulo possível do acidente. Fizemos com que fosse real, um ATO. Fizemos ARTE! E por isso eu acho que deveríamos ter algumas indicações ao Os-
Catherine é cortada e então aparece na tela "ATO 2", onde Venus veste o vestido de festa e a equipe monta o cenário, com todos os figurantes entrando em cena. Obviamente foi tudo gravado antes da pandemia (com um anúncio da OMS no lado, tá chorando porque Dua Lipa?).
Venus Delano: A cena da festa plantou ainda mais dúvida na mente do pessoal. O acidente acabou, as coisas voltam ao normal, e eu vou até uma festa, mesmo ainda ferida. Esses ferimentos físicos são na verdade emocionais, e quando vou até a festa, eu tento superar eles. Até que o tal do homem chega e tudo para. É como se apenas eu e ele estivessemos ali. Acho que até aqui, tá bem fácil, né?
Então tem mais um break mostrando os maquiadores, Catherine gritando com alguns figurantes e mais essas coisas de bastidores mesmo.
Venus Delano: Daí, novamente nós saímos de um transe e percebemos que tem pessoas ao nosso redor. A dança representa isso, visto que eles estão ao nosso redor, nos observando, sabe? E então, eu filmo tudo. Gravo stories beijando, sorrindo, pulando. É essa atenção que ilude a gente. E aí pela terceira e última vez no filme, eu acordo. Tudo aquilo não passava de um sonho, eu ainda tava ali na festa, curtindo, sem aquela encenação. Mas aí eu começo a ver as coisas um pouco diferentes.
Catherine Valentinova: Pra que essa cena desse certo, a gente usou algumas câmeras e focos diferentes. Mudamos o volume também, fizemos de tudo pra que a cena ficasse bem agonizante, afobada. Então, abrimos os bastidores. Nessa parte nada foi atuado, era apenas a Venus e o homem andando por aqui, soltos mesmo.
Venus Delano: Eu me toquei ali de como tudo parecia um teatro. Aqueles sorriso fúteis, pra stories tão encenados. Eu sair dali e ir pros bastidores é literalmente um "estou fora de cena". É um "cansei de toda essa falsidade". Eu vou pros bastidores com o homem, mas percebo que preciso ficar sozinha. Que não sou capaz de desvendar aquilo agora. E então chegamos ao fim do filme, não posso falar mais se não vai ser spoiler (risos). Mas, tudo isso tá relacionado a letra de ENIGMA, de como nós entramos em relacionamentos sem realmente conhecermos nossos pares, entendem? Espero mesmo que não tenha ficado confuso.
O elenco brinda com champanhe e comemora o fim das gravações, sorridentes.
Venus Delano: ENIGMA está disponível oficialmente no YouTube e no aplicativo da HBO. Você também pode ouvir minha música em todas as plataformas digitais de música. É isso, espero que tenham gostado!
Venus Delano: A cena da festa plantou ainda mais dúvida na mente do pessoal. O acidente acabou, as coisas voltam ao normal, e eu vou até uma festa, mesmo ainda ferida. Esses ferimentos físicos são na verdade emocionais, e quando vou até a festa, eu tento superar eles. Até que o tal do homem chega e tudo para. É como se apenas eu e ele estivessemos ali. Acho que até aqui, tá bem fácil, né?
Então tem mais um break mostrando os maquiadores, Catherine gritando com alguns figurantes e mais essas coisas de bastidores mesmo.
Venus Delano: Daí, novamente nós saímos de um transe e percebemos que tem pessoas ao nosso redor. A dança representa isso, visto que eles estão ao nosso redor, nos observando, sabe? E então, eu filmo tudo. Gravo stories beijando, sorrindo, pulando. É essa atenção que ilude a gente. E aí pela terceira e última vez no filme, eu acordo. Tudo aquilo não passava de um sonho, eu ainda tava ali na festa, curtindo, sem aquela encenação. Mas aí eu começo a ver as coisas um pouco diferentes.
Catherine Valentinova: Pra que essa cena desse certo, a gente usou algumas câmeras e focos diferentes. Mudamos o volume também, fizemos de tudo pra que a cena ficasse bem agonizante, afobada. Então, abrimos os bastidores. Nessa parte nada foi atuado, era apenas a Venus e o homem andando por aqui, soltos mesmo.
Venus Delano: Eu me toquei ali de como tudo parecia um teatro. Aqueles sorriso fúteis, pra stories tão encenados. Eu sair dali e ir pros bastidores é literalmente um "estou fora de cena". É um "cansei de toda essa falsidade". Eu vou pros bastidores com o homem, mas percebo que preciso ficar sozinha. Que não sou capaz de desvendar aquilo agora. E então chegamos ao fim do filme, não posso falar mais se não vai ser spoiler (risos). Mas, tudo isso tá relacionado a letra de ENIGMA, de como nós entramos em relacionamentos sem realmente conhecermos nossos pares, entendem? Espero mesmo que não tenha ficado confuso.
O elenco brinda com champanhe e comemora o fim das gravações, sorridentes.
Venus Delano: ENIGMA está disponível oficialmente no YouTube e no aplicativo da HBO. Você também pode ouvir minha música em todas as plataformas digitais de música. É isso, espero que tenham gostado!