Post by andrewschaefer on Jul 28, 2020 17:19:04 GMT -5
Lola Wright Ortiz nasceu no dia 26 de janeiro de 1985 em Barcelona, Espanha. O sobrenome espanhol vem do seu pai e o sobrenome inglês da sua mãe, com quem Lola viveu sua infância e adolescência na Nova Zelândia. A garota sempre foi dita como bastante problemática e frequentemente fugia de casa para se apresentar em raves locais. Ela começou a se popularizar entre os jovens neozelandeses pelas festas que participava, nas quais cantava músicas, muitas das quais que ela mesma escrevia.
Lola também viveu um tempo na Espanha com o seu pai, mas assim que completou dezoito anos se mudou para Londres, onde tentou a vida como cantora, mas infelizmente não deu muito certo como na Nova Zelândia. Aos seus 22 anos, um produtor musical assistiu a uma de suas apresentações e se ofereceu para lhe produzir um EP. Infelizmente, após uma série de discussões, todo o EP foi vazado na internet sob o nome de "Lola Wright". O produtor fez isso para provocá-la, visto que ela não gostava do sobrenome e usava o nome de Lola Ortiz.
Para sua surpresa, o EP vazado acabou fazendo sucesso entre o público underground, o que chamou a atenção da gravadora Schaefer Records que a reconheceu como um talento em potencial. Infelizmente, após obter resultados não muito bons, ela foi demitida e contratada pela Blooming Flowers Entertainment, que adiou o seu álbum de estúdio por meses, o que acabou fazendo com a que a própria Lola rompesse contrato.
Durante esse período, foram lançados quatro singles soltos: Wet Christmas, Wolfram, Quarantine e Wig Gone.
Ouça Wet Christmas agora!
Ouça Wolfram agora!
Ouça Quarantine agora!
Ouça Wig Gone agora!
Quarantine chegou ao Top 15 da Hot 50 e ainda foi considerada Best New Track pela Pitchfork. A artista também participou da colaboração Stylish com Vienna Lorenzi. A música, lançada no dia 22 de fevereiro de 2020, chegou a alcançar #20 na Hot 50.
Ouça Stylish agora!
Finalmente, no dia 28 de agosto de 2020, a artista lançou o seu primeiro álbum de estúdio chamado Whoring is an Art, através da gravadora WMG. O álbum teve seu peak e debut na primeira posição da Hot 20 e atualmente já vendeu mais de 400 mil cópias.
O álbum contou com dez faixas, incluindo parcerias com Vienna Lorenzi, Eden Fox, Liebe e Glinda Lovegood, além de produções de Klaus Henderson. No Metacritic, a nota para o álbum foi de 62, configurando críticas geralmente favoráveis.
A era contou com três singles: Murderer Pussy, lançado em 31 de Julho, Lux Bitch com Liebe, lançado pouco antes do álbum em 21 de Agosto, e Cookie com Glinda Lovegood, lançado em 11 de Setembro.
Murderer Pussy atingiu a sexta posição dos charts mundiais, sendo este o primeiro Top 10 da cantora. Os outros singles tiveram debuts e peaks medianos, em #15 e #19 respectivamente.
No dia 31 de Outubro de 2020, completamente de surpresa, Lola W se uniu a Liebe para formar a dupla The Ghostly Hoes e lançar um EP especial de Halloween, chamado HOElloween. O material não contou com nenhum single ou divulgação, tendo apenas sido lançado despretensiosamente com quatro faixas: Serial Killah, Spooky Season, Pumpkin Candy e Bad Witch.