|
Post by haikinfinity on Nov 1, 2020 13:14:48 GMT -5
M I N D eon / antea
data de lançamento: 01 de novembro de 2020 data de início da pré-venda: 26 de outubro de 2020 gêneros: synthpop, dancepop, disco composição: Shin Dayeon, Koga Yuhara (Yuha), Myra Amin, Li Hua (Lia), Chang Dahye, eon / H, MonoTree, Hong Ji-Sang produção: Shin Dayeon (exec.), MonoTree, Hong Ji-Sang, YONE Após ter seu nome e tracklist revelados com a resposta do segundo teaser-enigma da unit eon / antea, o mini álbum "MIND" foi lançado em 01 de novembro de 2020. Esta é a segunda parte do projeto pré-debut do girlgroup EON, e terceira parte dos lançamentos do grupo em geral, sendo precedido pelo misterioso "signs" (▶️⏺️🔽) lançado em fevereiro, e pelo mini album "WILL" (eon / nunc) lançado em maio. Mais recentemente, o novo EP foi antecedido pelo lançamento da title "amnesia" e pela performance do grupo na Hallowcon 2020, no dia 30 de outubro.
Juntamente à já esperada produção retrô, focada principalmente no synthpop oitentista, o álbum traz letras relacionadas às definições das ondas cerebrais humanas alpha, beta, delta e theta, demonstradas através de conexões que não formam uma história concreta, mas apresentam uma sucessão de eventos experienciados pelas membros da unit, tanto no contexto do conceito do grupo quanto em suas vidas reais, considerando que todas participam das composições, assim como a idealizadora do projeto, Shin Dayeon. A membro ainda não revelada H também é creditada, responsável por auxiliar a jovem Dahye na composição de seus raps nas b-sides "shock" e "mimesis". Além disso, os produtores das faixas também participam as letras das faixas que produziram, como YONE em "shock".
Enquanto a versão digital do álbum conta com a reconhecível estética geométrica e minimalista do grupo, foram disponibilizadas algumas edições físicas limitadas com capas alternativas: as 4 versões solo de cada uma das 4 meninas, usando as fotos de suas revelações, ou uma versão com a capa em grupo, recentemente revelada como visual da unit para a era "MIND". Essas versões ainda contam com uma bonus track: uma regravação da unit para o recente single "Want Your Love", originalmente lançado por Klaus Henderson e Lia.
TRACKLIST 1. rewind 2. amnesia 3. shock 4. therapy 5. mimesis
- limited edition only 6. want your love (w/ Klaus Henderson)
|
|
|
Post by haikinfinity on Nov 1, 2020 13:18:12 GMT -5
rewind (1:26)
A faixa que inicia o álbum é a intro instrumental "rewind", incluída anteriormente no EP do single "Want Your Love" como uma b-side acompanhada por uma conversa entre Klaus Henderson e Lia. A produção feita traz uma melodia leve formada por sintetizadores, pianos e baixos, numa vibe nostálgica bastante inspirada pelo citypop, gênero bastante popular na Coréia durante as últimas décadas do século passado.
amnesia (3:24) O single apresenta oficialmente a sonoridade retrô esperada da sub-unit que representa o passado na história do EON, composta principalmente por teclados sintetizados e baterias eletrônicas. Após ser introduzida de maneira marcante pelo dizer dos nomes internacional e coreano do grupo, a letra da faixa também traz elementos familiares, lembrando um pouco o desejo e busca tratados no hit "first second" (eon / nunc), mas dessa vez, falando sobre a procura por uma memória perdida, algo importante e que parece ser conectado à alguém, representando as ondas cerebrais theta (Θ), ligadas à memória e intuição.
Assim como o hit já citado, "amnesia" traz em sua letra dupla possibilidade de interpretação, podendo ser vista de maneira mais casual como o desejo por se reconectar com alguém após o fim de um relacionamento, ou de maneira que encaixa melhor com o conceito de EON. No pós-refrão, as meninas mencionam de maneira mais séria sobre o ato de quebrar a barreira temporal para alcançar o que foi perdido, e no hook, as vocalistas principais entoam "me, me into you", soando como "memento you", referenciando a resposta do enigma sobre o tema da unit, "memento mori".
(Wonder Girls - I Feel You + Dalshabet - Someone Like U)
shock (4:23) A faixa mais longa do mini album é "shock", continuando o synthpop retrô agora com influências disco, em ritmo um pouco menos intenso, em contraste com sua letra, que fala sobre um "choque" de realidade, representando as ondas cerebrais beta (β), ligadas à atenção, concentração e cognição.
Sem definições à fundo, as meninas cantam de maneira um tanto misteriosa sobre algo que as acordou para a realidade, as tirando da obscura dúvida tratada na letra da faixa anterior. O que há de mais próximo de conteúdo concreto na letra está no rap dividido por Dahye e Lia, mostrando como chegam à descoberta do que havia sido perdido, se libertando de julgamentos alheias e das confusões em suas próprias mentes. Além disso, toda a ideia da faixa referencia a maneira como as células do cérebro humano se comunicam através de impulsos elétricos, liberando e conduzindo pensamentos e ideias.
therapy (3:40) A quarta faixa "therapy" pode ser considerada a ballad do álbum, alternando entre um uso minimalista de estalos e pequenos sintetizadores e batidas, que crescem até completar o synthpop melancólico dos momentos mais fortes da faixa. Seu conteúdo lírico também é o mais emotivo entre as 4, se desenvolvendo a partir das ondas cerebrais delta (Δ), que representam a falta de consciência, sono e cura.
Essa é a letra do álbum que mais se aproxima de uma história concreta, contando sobre as 4 membros de eon / antea tentaram realizar algum um tipo de ritual para alcançar o que haviam perdido, que não era "algo" e sim "alguém", tentando ter uma conclusão para seu problema nessa "terapia" grupal, a partir do que haviam conseguido descobrir nos relatos da faixa anterior. Porém, a conclusão não é nada satisfatória... como se houvessem perdido aquele "alguém" permanentemente, dando a entender que uma morte pode ter ocorrido, conectando os acontecimentos à frase que foi revelada como tema da unit: "memento mori" (lembre-se da morte). Elas demonstram remorso por estarem "dormindo" enquanto o pior acontecia, mas apesar da tristeza, não perdem a esperança, unidas em harmonia enquanto recitam suas orações nos pós-refrões, desejando a cura da distante pessoa perdida, como se falassem diretamente com ela. E apesar de toda a história, ainda é possível interpretar a faixa de maneira mais identificável para o ouvinte, focado nos temas de remorso, tristeza e mais tarde esperança sobre a perda de alguém.
mimesis (3:42) Finalizando "MIND", a faixa "mimesis" traz o momento mais animado do projeto, com influências de disco, eurodance e house. E de acordo com a sonoridade, ela é também o movimento mais otimista entre as letras, dessa vez se desenvolvendo a partir das ondas cerebrais alpha (α), ligadas à criatividade e visualização, e também pelo conceito de mimesis, termo grego que se refere a recorrente capacidade humana de se expressar através de imitações e re-produções.
Após as decepções tratadas na faixa anterior, as meninas cantam sobre querer de melhorar o mundo em que vivem, onde tudo sempre permanece o mesmo, nada é original, sempre copiado do passado. Todas estão prontas para criar algo grandioso, algo que possa vencer o destino, seja o destino em geral, ou o destino da humanidade de nunca ser realmente original, uma situação em que mais tarde também se incluem. Ou seja, "mimesis" fala sobre o desejo de transcender suas capacidades de meras humanas e a naturalidade com a qual acontece o processo de mimesis, se tornar a melhor versão possível de si mesmas.
(Katy Perry - Walking on Air + Swish Swish)
|
|